Pensando no bem-estar das pessoas e na prevenção do câncer de mama, o Grupo BB promoveu uma roda de conversa para falar sobre o Outubro Rosa. Evento foi realizado na sede da fábrica, em Lauro de Freitas, na Bahia, e reuniu profissionais de saúde para falar sobre a importância dos exames, sinais e sintomas, detecção precoce, formas de prevenção e tratamento.
Participaram da roda de conversa o psicólogo organizacional do Grupo BB Pablo Roberto, as enfermeiras Maira Alves e Géssica Bonfim e todas as pessoas que atuam na fábrica. Na ocasião, as profissionais de saúde falaram sobre a importância e a conscientização do câncer de mama.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. O tumor pode ser percebido em fases iniciais e, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sintomas e sintomas, como nódulos (caroços), fico e normalmente indolor, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas e no pescoço.
Para a enfermeira Maira, todas as mulheres, inclusive homens, devem realizar exames rotineiramente para prevenir possíveis tumores na mama. “A campanha do Outubro chama a atenção das mulheres para que elas recorram as unidades de saúde, mas isso não precisa ser somente no mês de outubro e sim durante todo o ano”, destaca. Segundo ela, há uma técnica simples e fácil, no qual as mulheres podem apalpar as mamas para detectar cistos que podem trazer malefícios para a saúde, mesmo em casa.
De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente esse ano o Brasil teve 66.280 casos novos da doença e os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são obesidade, sedentarismo, exposição frequente a radiações ionizantes, histórico familiar de doença e outros.
Campanha organizacional
Anualmente, empresas de todos os segmentos promovem a campanha do Outubro Rosa para seus colaboradores com intuito de impactar essas pessoas, principalmente as mulheres a se prevenirem. Dessa forma, há uma grande mobilização também por parte dos profissionais de saúde em prestar informações importantes e benéficas sobre assunto.
Segundo a enfermeira Gessica Bonfim, as marcas precisam falar sobre o Outubro Rosa de forma clara e mais didática possível, e não só no mês que acontece a campanha, mas durante todo o ano. “As empresas precisam multiplicar a ideia de prevenção no ambiente interno fazendo com que as mulheres se toquem, no sentido de se conhecê-las, pois é muito importante”, frisa.“A roda de conversa foi produtiva, falamos sobre coisas importantes e tirei muitas dúvidas”, disse a assistente comercial do Grupo BB Camila Cidreira, acrescentando que o evento rendeu muitos aprendizados.
Gustavo Coutinho
Analista de conteúdo e marketing