Grupo BB planeja área de convivência Ecossustentável

Pensando na logística reversa e na experiência das pessoas que trabalham na fábrica, o Grupo BB transformará resíduos de madeira e plástico em mobiliários na área de convivência da fábrica. A proposta tem o intuito de desenvolver um espaço no qual as pessoas possam descansar, relaxar e interagir com os colegas, atendendo aspectos importantes da sustentabilidade: redução, reutilização e reciclagem.

 

Do reaproveitamento sustentável a qualidade de vida no trabalho, o projeto impactará a vida das pessoas gerando múltiplos valores, entre eles, a satisfação, conforto e valor agregado. Os paletes da fábrica, usados para otimizar e facilitar o transporte e armazenamento de mercadorias, que seriam descartados, ganharão vida, e serão transformados em mobílias ecossustentáveis no ambiente empresarial.

  

O mesmo também se aplica aos restos de resíduos de plásticos da produção, que serão usados na confecção e decoração da área de convivência contribuindo com um espaço cada vez sustentável, reforçando o compromisso da indústria com o meio ambiente. “A proposta tem o intuito de promover o reaproveitamento de materiais que seriam descartados, realçando o conceito da logística reversa”, diz o diretor do Grupo BB PIínio Bevervanso.

 

Pessoas

 

Cada vez mais, as empresas investem em espaços em que as pessoas possam se sentir mais valorizadas e desempenhem suas atividades de forma satisfatória. Ações como essa, ajudam não só no conforto, como também na capacidade de se relacionar com elas.

 

O projeto da área de convivência será feito para pessoas do Grupo BB. Dessa maneira, vários aspectos serão levados em conta durante a execução e uma delas foi a pesquisa de clima realizada por meio do setor de Gente e Gestão do Grupo BB. “A ideia é justamente transformar o ambiente corporativo e deixá-lo mais agradável, saudável e acolhedor”, destaca o psicólogo organizacional Pablo Roberto.

 

Para ele, um ambiente agradável é capaz de incentivar as pessoas e torná-las ainda mais produtivas. “O lugar foi sugerido pelas próprias pessoas que fazem parte da empresa e eu acredito que esse local seja uma válvula de escape para os dias mais intensos”, finaliza.

 

EspaçoEco

 

Imagine sair para o almoço e encontrar uma horta no espaço de convivência da sua empresa? Essa realidade já existe e o projeto do Grupo BB trará essa essência ecológica para o ambiente corporativo. Todo o projeto imerge as pessoas nesse espaço ecossustentável. “Ter um local com assentos para as pessoas descansarem e uma horta colaborativa não é para qualquer empresa”, afirma o especialista em educação para sustentabilidade e gestão estratégica Guiba Filho.

 

De acordo com Guiba, o projeto busca incluir a educação socioambiental na cultura organizacional da empresa, envolvendo a comunidade, promovendo a responsabilidade social e colocando em prática e prática da economia circular. A execução do projeto só foi concretizada graças ao grande volume de paletes da fábrica e resíduos de plástico.

 

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2018, foram geradas aproximadamente 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, um aumento de pouco menos de 1% em relação ao ano anterior. Desse montante, 92%, aproximadamente 72,7 milhões foram coletados, com uma alta de 1,66% em comparação a 2017, o que mostra que a coleta aumentou num ritmo um pouco maior que a geração. Dessa forma, a prática da coleta por resíduos de madeira e plástico pelas empresas promovem o desenvolvimento sustentável tanto para a comunidade externa e interna

 

Logística Reversa

 

Atendendo a lei de n°12.305/10, que regulamenta a logística reversa no Brasil entre os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas, eletrônicos, embalagens plásticas, metálicas ou de vidro, o projeto do Grupo BB realça ainda mais a iniciativa de empresas privadas na promoção da economia circular

 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), dos 3,4 mil pontos de descarte de lixo existentes no Brasil, cerca de dois mil foram abertos somente em 2021, ou seja, as empresas começaram a se conscientizar sobre os danos que o descarte de forma incorreta pode causar no meio ambiente e promoveram iniciativas com o objetivo de proteger a natureza.

 

Os resíduos que serão usados nos mobiliários do Grupo BB ajudarão a conceituar não só a logística reversa, mas também um conjunto de ações que envolvem desenvolvimento sustentável empresarial, economia circular e incentivo ao reaproveitamento de materiais em ambientes industriais.

 

Gustavo Coutinho

Analista de conteúdo e marketing 

Deixe o seu comentário
1
Envie uma mensagem

Solicitação de nova senha

Para recuperar sua senha digite seu email e clique no botão enviar, você receberá um email com as instruções para terminar o processo.